segunda-feira, 26 de setembro de 2011

BULLING NO AMBIENTE VIRTUAL

Como o bulling entra e ataca os internautas?
Quais as consequências do bulling no ambiente virtual???
o que fazer para que esse fato nunca acontece dentro de nossa familia??

AMBIENTE VIRTUAL NA LUTA CONTRA O BULLING


Ambientes virtuais na luta contra o bullying

imagem cibernaveOs investigadores portugueses Rui Figueiredo e Ana Paiva, do INESC-ID Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Investigação e Desenvolvimento de Lisboa, membros do Kaleidoscope Network of Excellence, juntamente com colegas de outros países, especializados em Ambientes de Aprendizagem Narrativos, lançaram o projecto piloto FearNot! (Não tenhas medo). Trata-se de um projecto cujo objectivo é analisar o impacto que os Ambientes Virtuais podem ter sobre uma possível redução do bullying nas escolas do Reino Unido, Alemanha e Portugal. Cerca de 1000 crianças serão envolvidas no projecto em Outubro.
imagem crianças em frente do computadorO FearNot! É um ambiente virtual interactivo a 3D, que funciona como um role-playing educativo para ajudar as crianças entre os 8 e os 12 a enfrentar os problemas que podem advir do bullying. Cada criança assume o papel de um amigo invisível de uma personagem que foi vítima de bullying, e discute com ela os problemas ocorridos, explora as possíveis soluções e tenta esboçar estratégias para os resolver. Os conselhos que a criança ao seu amigo subsequentemente influenciam as acções da vítima. Desta forma, a criança acaba por participar em cenários bullying, mas sem estar directamente envolvida, e tendo a possibilidade de decidir qual o caminho a seguir pelo seu “amigo”.
imagem cabo usbPara a concretização do projecto, os investigadores tiveram que superar o grande desafio que foi a criação de personagens que pudessem demonstrar quer a sua personalidade, quer a sua expressividade emocional, bem como a criação de histórias consistentes. Para que a história possa evoluir de uma forma mais ou menos apropriada, o software prevê a existência de um “Story Facilitator”, uma espécie de monitor que selecciona os episódios apropriados (com base nos eventos anteriores) e que determina quando devem terminar. O facilitador é responsável pela escolha dos episódios, dos cenários e pela colocação dos personagens no ambiente virtual. Durante a acção, funciona como um monitor procura assegurar que as histórias produzidas possam efectivamente veicular uma mensagem educativa aos seus participantes.
Mais um exemplo de como a tecnologia pode enriquecer a aprendizagem, e não só!

AMBIENTE VIRTUAL E BULLING

A internet é uma forma muito rápida de acessar várias coisas e ter conhecimento de varios lugares. O ambiente virtual adequado e conciente é extremamente saudavel usa-la como forma de ameaça e agressões verbais é crime. Ajude a conscientizar quem faz da internet uma arma da imoralidade e da desigualdade.